A verdadeira engrenagem da alma
Palavra da Madre
Palavra da Madre
09.08.2023 13:45:28 | 2 minutos de leitura

Deus nos chama a fazer a experiência plena da contraposição entre a carne e o espírito: \"caríssimos, rogo-vos que vos abstenhais dos desejos da carne que combatem contra a alma\" (1 Pedro, 2, 11) Esses dois tem engrenagens diferentes: A carne se sente bem quando é aplaudida, elogiada, bem vista, fica satisfeita no conforto e quando recebe comodidades; enfim, a carne encontra sua alegria nessas coisas. Entretanto, essa alegria nunca é plena pois jamais conseguirá dar ao ser humano o que ele necessita, pois ele foi criado para o sublime, para o \"mais\". A alma se compraz na pequenez, a alegria dela está nas virtudes, por isso regozija-se nas humilhações, nas correções diante das rejeições, nas oportunidades de ser desprezada, e quando está diante dos desafios para viver o desapego deste mundo. A pessoa só é feliz quando vive a experiência das virtudes. É fundamental pra nós, que queremos ter vida e \"vida em abundância\", entender essa diferença, decidir qual tipo de alegria queremos e, passar a buscar satisfação no que precisamos, isto é, na vivência das virtudes. Quando somos criticados, por exemplo, automaticamente nossa carne reage com um impulso de ira, mas se driblarmos essa disposição e deixarmos a alma reagir, ao olharmos para aquela crítica e vermos nela uma oportunidade de humilhação, e sendo humilhação um movimento de rebaixamento de si, sentiremos uma grande paz. A virtude provoca a paz: a união com Deus. O Senhor diz em Jo 15, 5: \"permanecei em mim e eu permanecerei em vós...nada podeis fazer sem mim\"; esse movimento espiritual só é acessível ao homem que está unido à Jesus, pois é em Jesus que encontramos condições para agir de tal modo. É Ele que nos capacita para que consigamos proceder segundo o Espírito. É vivendo dessa maneira que seremos completamente felizes. Deus quer que vivamos assim, pois, isto nos levará a um contentamento eterno e não temporal. Medite sobre isso! Busque nestas palavras o que faz sentido pra você e permita que essa verdade seja introjetada na tua alma, para que você entenda os movimentos da carne e mude de engrenagem, optando pela vida no Espírito. Na aceitação da miséria da nossa carne nós entenderemos a grandeza da potencialidade da nossa alma dada por Deus.
A alma se compraz na pequenez, a alegria dela está nas virtudes, por isso regozija-se nas humilhações, nas correções diante das rejeições, nas oportunidades de ser desprezada, e quando está diante dos desafios para viver o desapego deste mundo.
A pessoa só é feliz quando vive a experiência das virtudes. É fundamental pra nós, que queremos ter vida e \"vida em abundância\", entender essa diferença, decidir qual tipo de alegria queremos e, passar a buscar satisfação no que precisamos, isto é, na vivência das virtudes.
Quando somos criticados, por exemplo, automaticamente nossa carne reage com um impulso de ira, mas se driblarmos essa disposição e deixarmos a alma reagir, ao olharmos para aquela crítica e vermos nela uma oportunidade de humilhação, e sendo humilhação um movimento de rebaixamento de si, sentiremos uma grande paz. A virtude provoca a paz: a união com Deus.
O Senhor diz em Jo 15, 5: \"permanecei em mim e eu permanecerei em vós...nada podeis fazer sem mim\"; esse movimento espiritual só é acessível ao homem que está unido à Jesus, pois é em Jesus que encontramos condições para agir de tal modo. É Ele que nos capacita para que consigamos proceder segundo o Espírito.
É vivendo dessa maneira que seremos completamente felizes. Deus quer que vivamos assim, pois, isto nos levará a um contentamento eterno e não temporal.
Medite sobre isso! Busque nestas palavras o que faz sentido pra você e permita que essa verdade seja introjetada na tua alma, para que você entenda os movimentos da carne e mude de engrenagem, optando pela vida no Espírito.
Na aceitação da miséria da nossa carne nós entenderemos a grandeza da potencialidade da nossa alma dada por Deus.
Fonte Madre Rosa da Cruz - Superiora Geral das Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia