ATRAVÉS DO DESERTO
É necessário coragem para de fato começar uma conversão sincera, reconhecer o mal que sai do coração e entra para colocar desordem em nossas atitudes.
Artigos
24.06.2021 21:19:57 | 4 minutos de leitura

É necessário coragem para passar o deserto... Nele passamos por fome, sede e medo dos ataques possíveis que se pode encontrar no caminho...
Por isso, é comum a alma ser convidada a se desinstalar, buscar viver o tripé exige fé, o grande e maior medo que o inimigo tem é de uma alma que confia em Deus, que se lança com grande confiança ... para matar a fome no deserto… é preciso buscar adorar a Eucaristia, o trono da misericórdia do Pai que está me vendo, acompanhando-me, observando-me e cuidando de mim, ter primeiramente esta certeza que Deus caminha comigo e está no comando desta trajetória.
Para matar a sede no deserto é necessário clamar a água viva do Espírito Santo que está além dos meus sentimentos de frieza e de tibieza, está movendo minha caminhada para que meu verdadeiro descanso seja ouvindo as orientações e ordens de Deus para mim, a fim de que eu possa obedecer a voz do Senhor que clama no meu deserto.
Para que eu possa viver protegida dos ataques, preciso olhar para mim e de fato ter a coragem de deixar o que é velho, fechar todas as brechas e, em oração, combater o bom combate, tomar posse da palavra de Deus e seguir com muita humildade e abandono: para lutar e viver a ”experiência“, esta expressão é moderna, não se encontra na bíblia, na verdade não é a pessoa que faz a experiência de DEUS. É antes, Deus quem “experimenta” a pessoa, buscando-a, perscrutando-a... e também a pondo à prova quando necessário. O PROTAGONISTA É DEUS E NÃO O SER HUMANO. Ao passar por esta fase da prova... do seu deserto... percebe aos poucos e mais claramente que é DEUS que vem ao seu encontro… Em que consiste a experiência de Deus na fé, senão em ouvir a sua voz, colocando-nos despojados e sem defesas, deixando Ele agir livremente. No fundo é esta experiência do amor de Deus que foi derramada em nossos corações (Rm,5,5).
Onde está o coração do homem está também o seu tesouro; Deus não costuma negar o bem aos que Lhe pedem. Porque o Senhor é bom, e é bom sobretudo aos que Nele esperam, aos que Nele colocam sua esperança. Só Deus é bom, portanto o que é bom é divino, e o que é divino é bom, por isso se diz o Salmo: Vós abris a mão e todos se fartam de bens (Sl 103,28).
É com efeito da bondade de Deus que nos vem todos os bens, sem nenhuma mistura de mal (Santo Ambrósio).
É necessário coragem para de fato começar uma conversão sincera, reconhecer o mal que sai do coração e entra para colocar desordem em nossas atitudes, por isso, as oportunidades de mortificar o corpo, dando-lhe o necessário nos fazem muito bem! Deixar de comer algo que seria muito prazeroso à carne, a sede de ficar mais tempo nas mídias sociais, buscar um maior equilíbrio, priorizando um maior tempo com leituras e informações que de fato edificam a alma, e em meio aos ataques do inimigo, que é o tentador que sopra nos ouvidos nas suas diversas sugestões, evitar a murmuração, pois o desconforto do deserto gera na alma a grande purificação!Portanto, todas as graças e todos os bens, cheios de favores do céu, derramam-se em nossas almas neste período quaresmal, o nosso grande retiro espiritual que começa, não fujamos do nosso deserto, passemos pelas tribulações, assumindo as promessas deste Deus!Nós morremos com Cristo e trazemos em nosso corpo a morte de Cristo, para que também a vida de Cristo se manifeste em nós (Santo Ambrósio).
Fonte Madre Ir.Teresa Das Chagas
Fotografo -