Reviver a fé
Onde está o teu tesouro aí está o teu coração. Mt 6,21
A estas palavras de Jesus, penso neste tempo oportuno que vivemos. Porém, de uma maneira se vive, enquanto outra era a proposta.
Dezembro se apresenta mais iluminado, mais agitado, lojas abertas até tarde, por todo o lado o ritmo se intensifica.
Quando voltamos os olhos para a origem do natal são nos abertos os olhos pela verdade transcendente que nos atrai.
O povo israelita, como outros povos, vive sua cultura rememorando sua história para que esta continue viva. Recontam assim, de geração em geração os feitos de seu povo. Na história da salvação, os registros que permeiam o antigo testamento foram assim sustentados pela devoção em tornar vivo o passado.
A importância disto para nossa fé é o fato de estarmos inseridos em um estágio do grande plano de salvação de Deus para a humanidade. Seu ápice é a chegada do menino Deus a terra. Sua encarnação marca o prenúncio do antigo testamento e dá a diretriz para a humanidade até que tudo se cumpra.
Sabiamente, a santa Mãe Igreja, sabendo da grande capacidade de seus filhos de esquecer, abandonar ou ser indiferente aos fatos, inclusive os vitais, estrutura a vida litúrgica. Nela é garantida a memória dos fatos que não podem ser deixados, em virtude de nossa própria salvação.
Jesus, Deus, poderia ter escolhido qualquer maneira de inserir-se no tempo e espaço. Por este fato, todos os detalhes dos seus atos nos são valiosos. Verdadeiros tesouros, pois nos levam a saber mais sobre o próprio Deus.
Jesus quis nascer escondido, no silêncio, na simplicidade, ao redor dos que o amavam, e ali, onde reinava o amor, atraia outros para si.
Os convido a colocarem seus corações neste tesouro que é a vontade de Deus. Seu presépio nos quer ensinar muito. Convido a buscarem maior silêncio, ser mais simples, comprar menos, gastar menos dinheiro e mais tempo com quem você ama. Convido e trazer a tona a incomparável verdade que é Deus tanto nos amou que enviou Seu Filho a terra.
Feliz Natal!
Madre Rosa da Cruz,
Superiora Geral das Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia.