A família religiosa das Irmãs Servas Adoradas da Misericórdia constitui-se como Instituto Religioso Feminino de Direito Diocesano. Os membros professam os votos públicos de pobreza, castidade, obediência e escravidão a Virgem Maria e se dedicam à assídua vida de oração e às Obras de Misericórdia, segundo o direito comum e próprio.
Faz parte do carisma a abertura de Casas Religiosas femininas em território nacional ou internacional sem, porém os membros se desvincularem do direito próprio que lhes é comum independente do local em que se situa. Seguindo a forma de vida de Jesus, o Rei da Misericórdia, e o exemplo de Santa Faustina do Santíssimo Sacramento, nomeada por Jesus como secretária de Sua Misericórdia, as irmãs procuraram tornar-se a face da Misericórdia neste mundo para toda criatura a começar de suas coirmãs, com especial zelo aos que sofrem no corpo e na alma.
Como Servas do Deus Altíssimo, empenham seus esforços missionários nas obras de misericórdia, corporais e espirituais: alimentar os famintos, saciar os sedentos, vestir os que nus, abrigar os peregrinos, assistir os enfermos, visitar os presos e dar dignidade aos moribundos; aconselhar retamente, ensinar os que ignoram, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as injúrias, sofrer pacientemente as fraquezas do próximo e rogar pelos vivos e pelos falecidos. Estrutura a missão em obras sociais próprias ou de terceiros, de origem civil ou eclesiástica e projetos de evangelização própria ou de terceiros.